terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O PCP e o PSD do Barreiro são engraçados

O Partido Comunista, o Bloco de Esquerda e o Partido Social Democrata da Assembleia Municipal do Barreiro são muito engraçados, e com uma capacidade de cinismo sem igual; pois são mutantes dos respectivos partidos a nível nacional.
A nível nacional, estes partidos manifestaram-se frontalmente contra o projeto ferroviário do governo, mas em casa, no Barreiro, até aprovam moções do Partido Socialista de apoio ao projecto... cde modo bem unido, e sem duvidas de qualquer espécie.
É assim que se vai tentando enganar os eleitores, votando uma mesma matéria de acordo com as necessidades de imagem, de cada local.
No Barreiro esta tudo unido, em Lisboa, e no resto do País andam todos a trolhada.
Na integra, poder ler a moção aprovada por hunanimidade, com os votos do Partido Socialista, CDU, PSD e BE:



A moção, após algumas alterações no texto inicial, sugeridas pela bancada da CDU, foi aprovada por unanimidade.
Divulgamos o texto integral da moção aprovada na reunião da Assembleia Municipal do Barreiro:
MOÇÃO

BARREIRO NOVA CENTRALIDADE FERROVIÁRIA
A rede ferroviária de Alta Velocidade irá mudar radicalmente o panorama de mobilidade de passageiros e mercadorias em Portugal, de Portugal para a Europa, com reflexos bastante positivos no nosso desenvolvimento económico e na qualidade de vida dos portugueses. A Alta Velocidade gerará efeitos positivos em todas as regiões, reforçando a integração geográfica, contribuindo para o aumento da competitividade das cidades portuguesas, para a coesão e desenvolvimento regional.
Além dos ganhos de tempo nas deslocações e do impacto sócio-económico, a Alta Velocidade contribuirá para a redução das emissões poluentes, promovendo uma mobilidade mais sustentável, o que é absolutamente estratégico no momento actual.
Em Portugal, o projecto de Alta Velocidade tem todas as condições para impulsionar o Sector Ferroviário Nacional e para permitir às empresas ganhar dimensão e competência para enfrentar os desafios da internacionalização.
O projecto de Alta Velocidade é uma prioridade política do actual Governo, com calendários bem definidos que importa cumprir.
Em Junho de 2008 foi lançado o concurso público da primeira PPP relativa ao troço Poceirão-Caia.

No passado dia 30 de Março foi lançado o concurso público internacional da segunda PPP relativa ao troço Lisboa-Poceirão, que inclui, além de outras infra-estruturas ferroviárias, a Terceira Travessia do Tejo (Barreiro-Chelas ).
A concretização destes dois troços permitirá que o eixo Lisboa-Madrid entre em funcionamento em 2013, tal como acordado entre os Governos de Portugal e Espanha.
No dia 12 do corrente mês de Dezembro, em Évora, foi adjudicada a primeira concessão do projecto de AV entre Lisboa e Madrid, ou seja, o troço Poceirão-Caia. Esta adjudicação inclui a construção, o financiamento, a manutenção e a disponibilização do conjunto de infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão-Caia e ainda o troço Évora-Caia da linha convencional de mercadorias Sines-Elvas-Caia, assim como a nova estação de Évora, representando um investimento de 1.359 milhões de euros.
A adjudicação deste primeiro troço faz-se num período de crise, em que o país necessita de investimento, de oportunidades de emprego. Para além de gerar vários milhares de empregos, estima-se ainda um potencial de participação da indústria nacional entre 80 e 85% do investimento no conjunto do projecto designadamente, na obra civil, nas especialidades ferroviárias, telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação.

Foi, assim, dado o primeiro passo para que a AV saia do papel. A obra vai começar.
Esta adjudicação tem um significado muito importante para o país, para o Alentejo, para a AML, mas também para o Concelho do Barreiro.
O próximo passo será , esperamos, a adjudicação do segundo troço de AV-Lisboa/Poceirão- onde se inclui , entre outras infra-estruturas com impacto significativo no concelho do Barreiro, a TTT.
A linha de AV Lisboa-Madrid , pode considerar-se como o projecto âncora que suporta a localização da TTT no corredor Barreiro-Chelas , nas vertentes ferroviária, incluindo a linha convencional, e rodoviária.
Será graças à AV que o Barreiro voltará a ter um papel relevante no sector ferroviário nacional.Com uma nova estação ( a gare do Sul ), o Barreiro será um ponto obrigatório de paragem dos comboios Intercidades ( e/ou outros comboios rápidos ) com origem em Lisboa e cujo destino seja o Alentejo ou o Algarve e v.v. O Barreiro irá ter, finalmente, comboios de longo curso com maior frequência, maior rapidez, maior comodidade.
No Barreiro serão ainda instaladas as oficinas de apoio à AV(PMO), conforme compromisso do anterior e do actual Governo e promover-se-á a modernização das Oficinas da EMEF.
Após a electrificação da linha do Sado, no percurso Barreiro-Praias do Sado, inaugurada em 14 de Dezembro de 2008, que contribuiu claramente para a melhoria do serviço ferroviário entre o Barreiro e Setúbal, numa lógica de favorecimento da mobilidade regional para cidades cujos serviços servem as populações locais, a concretização do grande projecto ferroviário em curso recolocará o Barreiro no Século XXI, como uma referência no mapa ferroviário nacional, num patamar qualitativamente superior ao que já teve nos Séculos XIX e XX.
Assim, a Assembleia Municipal do Barreiro, reunida em Sessão Ordinária, no dia 17 de Dezembro de 2009, delibera:
1- Saudar a adjudicação da Concessão do Troço Poceirão-Caia, integrado na ligação de Alta Velocidade ( AV ) entre Lisboa e Madrid, relevando o facto de estar a honrar os compromissos assumidos com o país e a nossa região, contrariando quem, ao arrepio do interesse nacional, sempre pretendeu suspender/adiar a execução deste projecto;
2- Apelar ao Governo para que decida e formalize rapidamente a adjudicação da Concessão do Troço Lisboa-Poceirão ( concurso lançado em 30 de Março ), cujas propostas seleccionadas se encontram em análise final, e que cumpra com todos os compromissos referentes às obras associadas a este grande projecto, estruturantes para o Concelho do Barreiro, de modo a que a AV Lisboa-Madrid e a Terceira Travessia do Tejo ( TTT ) -Barreiro-Chelas ( rodo-ferroviária) sejam uma realidade em 2013;

3- Exortar o Governo e a Câmara para continuarem a colaborar activamento com o objectivo de consolidar o Barreiro como uma importante centralidade ferroviária.
Barreiro, 17 de Dezembro de 2009
O GRUPO MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISTA

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