terça-feira, 30 de setembro de 2008

Xuxialismo Soteropolitano!...

Desde os primeiros instantes em que começámos a escrever, e mandar publicar aqui no portal do Ti Casimiro - O Home de Cardigos - algumas ideias e opiniões oriundas da nossa massa encefálica, nós tomámos por base uma atitude mais ou menos radical de apenas utilizar o nosso nome próprio e,... nunca jamais escondermos as nossas origens porque, ao que sabemos, não haveria motivo, e continua a não haver, razão alguma para o anonimato ou a discussão do quem é quem, porque não temos tempo para isso!

Já desde então, a nossa maior zaragata - entre nós e o editor destes escritos - sempre foi a procedência de quem nos contesta. - De quem nos tenta imitar, de quem nos manda elogios, e acima de tudo de quem nos critica pela simples crítica, que não leva a nada!...

Elas por elas, reafirmamos aqui que não somos dados a buscar nas enciclopédias, wikipédias, estórias telúricas... ou outras comédias de almanaque virtual, que se prestam à glosagem gratuita, à cópia barata, nem ao exercíco da pantumina amanuense de quem se coloca na ponta dos pés, no meio da multidão para gritar;
...Ó pá!... hei!!!!!!... ê cá ,tou aki, carago!... olhem p'ra mim!!!!!... porque quem não sabe ler, não sabe escrever e/ou melhor dizendo: quem não sabe latin... fica assim!... parece um boi a olhar p'ró palácio da Pena...

- Pena é que, esses escribas, cada um com as suas razões pessoais, tenha que se esconder no anonimato. - Na prosopopeia das suas palavras homónimas, escritas em lingua morta e já vencida!... e no labirinto dos fonemas, que na sua maioria, nos levam a agravar a crise da falta de crase na nossa conversa em família lusófona.

Segundo o departamento de estado do nosso órgão ASAE (Auditoria Superior dos Assuntos da Emigração) somos levados a pensar que tem muita gente que nos lê... e depois começa a escrever em ritmo de fantazia "xuxial"... e não raras vezes, até de uma forma mais ou menos enxerida no campo da "fique são", para ver se algum leitor desavisado acredita nestas coisas.
- Pode ser que de repente o dito cujo "arrebenta a boca do balão" e aí é que serão elas!...

Recentemente nós perguntávamos ao nosso Home de Curiapéba, o escritor Ti Aristides Theodoro, por quem temos muita admiração, como se chamam os naturais de Salvador, e ele nos contestava de imediato que... são Bahianos,... óxente!...
- o que nós replicámos que não!
- Quem nasce em Salvador é "sotero politano" de raça pura!...
- Isto vem do Grego "Soteropólis", que é igual a "Salvador da Pátria"!,... E esta é a única razão que conhecemos dos nossos governantes há mais de 34 anos,mais seis meses, com 3 dias e algumas horas...
- E aatão purquê?...
Porque a origem está na formação da palavra, no seu gene natural onde ninguém nasce do nada a não ser o Big Bang causado pelo MFA = Movimento Faíscante Antonino do Bar La´ Vento, isso eles teem demais!....
- Daí que ao fazermos a investigação, encomendada pelo nosso Primo Mané (PM) com vistas a uma próxima campanha eleitoreira a favor da malta que está de fora e... só serve para rachar lenha (depois que foi abandonada pelos "Cavacos da Silva") ... e aatão lá bai!!!

- Com um "sem cerimónia" que já lhe é peculiar, o dono do portal resolveu publicar uma parte da nossa ficha do Registro no Campo de Concentração Algarvio, situado a poucos quilómetros do Comando Geral da WER MATCH Lusitana, lá no hotel do Alvor, que ficou conhecido por IARN (Isto Ainda é Realmente Negativo...) e da nossa Entrada pessoal no mundo da Luso Fonia.
Ali se diz quem somos, e também um pouco do quem não somos ou jamais seremos, todavia se levantam aqui algumas controvérsias; uma delas é a nossa origem pessoal.

Antes porém de continuarmos com a nossa explanação do saber quem é quem aqui, e porquê?... é necessário dizer que não fazemos parte de nenhuma organização nem temos a minima intenção de o vir a ser!
Frisamos isto desde logo porque, tem alguns leitores deste jornal os quais certamente vão relacionar o nosso "tiro cinado" em férias forçadas no Algarve... como sendo talvez algum remanescente da operação "Valkiria" (*) infelizmente fracassada na época, e por isso o lider moral - o governo Português - continua impune independentemente da sua liderança no processo de passar aos vindouros toda esta cultura ou falta dela.

- Burrices à parte, mostre-se pelo menos a dignidade de honrar os mortos com atitudes, e factos concretos!... e não com discursos indirectos à laia de "Soteropolitanismos" de ocasião, tão em abundância nas feiras da ladra "xuxiais" actuais, que infelizmente se espalharam mundo afora, nos bolsos e nas malas de cartão dos mais de dois milhões e meio de cidadãos "retornados" ao recto ângulo em boa fé... e rejeitados em boa intenção de quem de direito!
De boas intenções está o inferno cheio!... E isto nos remete ao Livro de São Cipriano, o proibído maledetto!... um dia destes voltaremos, se a tanto nos ajudar o engenho, porque a arte é naturalmente só nossa.

(*) 1944: Atentado de Stauffenberg contra Hitler.
Em 20 de julho de 1944, o conde Claus Schenk von Stauffenberg perpetrou um atentado contra Hitler, em nome do movimento de resistência, do qual faziam parte vários oficiais. Hitler saiu apenas levemente ferido da explosão de uma bomba em seu quartel-general na Prússia Oriental. A represália não se fez esperar: mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência, foram executadas nos meses seguintes.
O conde Claus Philip Maria Schenk von Stauffenberg é um dos principais personagens da conspiração que culminou com o fracassado atentado contra Hilter em 20 de julho de 1944. --- etc e tal e coisa.

Abraço a todos,


- Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - Ex Residente em Angola

Ex Combatente - Retornado² ... Luz & Tano

O Home de Caravelas - Mirandela - Portugal www.portugalclub.org

Sem comentários: