segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ÁGUA DO MAR PELA TORNEIRA DE CASA

Uma alternativa para suprir problemas de abastecimento de água que existam em cidades litorâneas do Brasil esta sendo desenvolvida a partir de uma máquina capaz de transformar a água do mar em água potável. O dessalinizador que estudantes paulistas, estão desenvolvendo é direcionado para casas, pousadas e hotéis que ficam próximos ao mar, o que trará uma grande redução nos custos com o abastecimento público convencional.
O projeto, denominado Sistema de Purificação da Água (SPA), já está na fase final dos estudos, e os coordenadores da pesquisa afirmam que foi comprovada a eficácia durante a dessalinização, ou seja, a água fica própria para consumo humano sem nenhum vestígio de sal presente ao ser retirada do mar. O coordenador da pesquisa – que pertence ao Centro Universitário da FEI – professor Arthur Tamasauskus, disse que este projeto faz parte de uma serie de estudos que buscam as alternativas para conter os problemas de saneamento básicos nas grandes cidades.
“Apesar de um dessalinizador não ser algo inédito, no nosso caso, a novidade é justamente por ser uma estrutura estudada para ser instalada em casas e pousadas. Com uma máquina com estas, os estabelecimentos e residenciais terão uma ótima alternativa para sanar o problema de custos e de falta de saneamento”, explicou.
Foi desenvolvido um equipamento que possui três metros de comprimento e é capaz de comportar até 20 metros cúbicos de água potável, a partir da água do mar. Os pesquisadores explicam que após todo processo, a água está apropriada para consumo, pois possui a concentração de sal recomendada pela ONU que é de 0,25 gramas de sal por litro.
“A equipe optou pelo processo de dessalinização pelo fato de 97% da água do planeta estar localizada no mar, o que se configura em um problema mundial a questão da escassez da água se nada for feito para evitar o desperdício”, disse o professor.

Economia de recurso natural

Dentro dos estudos feitos pelos pesquisadores, uma produção deste tipo de equipamento em um estágio inicial custaria ao comprador cerca de 55 mil reais, sendo que, embora ainda alto, poderá ser reembolsado em até dois anos e meio. O que para ele é um retorno financeiro rápido em relação a outros investimentos nesta área.
“A economia que este dessalinizador traz pode sim ‘devolver’ este dinheiro em até dois anos, segundo os nossos primeiros cálculos. Em alguns hotéis e residenciais próximos ao mar, o pagamento feito pela água é muito alto, e esta estrutura traria uma relação custo-beneficio sem precedentes”, explicou o coordenador.

Osmose reversa

O principio básico para a obtenção de água potável, explica o coordenador, é chamado de osmose reversa, ou seja, uma espécie de separação do sal e da água através de estruturas capazes de auxiliar neste processo. Após ser retirada do mar, a água passa por um processo de pré-filtração para a remoção de resíduos mais concentrados, e dentro do equipamento, ao ser inserida a água do mar, começa-se o processo de separação, e logo o sal presente na água fica separado em uma área do equipamento que não comprometa a qualidade da nova água.
“Na verdade ele é capaz de separar todos os tipos de sais minerais que estejam na água e que não são apropriados para o consumo humano”, lembrou. Ele disse que, além de equipamento de dessalinização, a única maneira de se retirar o sal da água do mar nestes processo, é a evaporação, o eu faz deste equipamento um fator facilitador para a obtenção de água potável.
Para se ter uma idéia da praticidade deste novo equipamento, os pesquisadores explicam que, além da evaporação, os outros processos de dessalinização representam apenas 12% da obtenção de água potável advinda do mar já feita em algumas partes do mundo, a osmose reversa, que é utilizada neste estudo e a destilação multiestágios representam 88% dos processos.
A osmose reversa ocorre quando se aplica uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo-se a tendência natural, e esta estrutura desenvolvida na FEI existe estes dois espaços. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os íons dos sais nela dissolvidos, através de uma grande pressão dentro da máquina.

‘Diovanne Filho’

Sem comentários: