terça-feira, 22 de janeiro de 2008

MUDAR OU MANTER UM NOME, A UMA CIDADE…

PLEBISCITO JÁ, EM OUTUBRO DE 2008!

“Repor a normalidade democrática, deixando quem sempre mais sabe o que deve escolher decidir!”

João Pessoa é uma cidade que fica na Paraíba, um dos Estados Brasileiros do Nordeste, mas já teve outras designações. Esta linda cidade, capital, banhada pelas tépidas águas do oceano Atlântico, tem agora o nome de um político por imposição política e não decisão democrática.
Agora, no ano de 2008, menos de um século desta a sua última designação, eis que surge a polêmica sobre a manutenção ou não desse nome.
Surgem ferozes partidários da manutenção, e outros não menos ferozes que batalham pelo retorno a Felipéia ou a Paraíba, ou outra designação que surja nas mentes mais avançadas, quem sabe até Nossa Senhora das Neves...
Sou um estrangeiro nestas paragens, portanto suspeito por um lado e insuspeito por outro, mas até para mim sempre se mostrou algo estranho o nome de uma cidade coincidir com o nome de um político, que vim a descobrir com um passado histórico algo tenebroso e que se pode considerar mesmo maquiavélico.
No entanto batizada que está a cidade, ou melhor, dizendo; rebatizada, assim deveria ficar?!
Mas será mesmo assim tão fácil e legitimo?
Alguém já perguntou aos seus legítimos habitantes, se entendem realmente assim como correta a designação?
Talvez que a melhor forma seja mesmo escutar a sábia e soberana voz do povo, numa consulta democrática.
Podem ainda questionar:
Mas que raio, vamos agora mudar o nome da cidade de novo?
Será que alguém no mundo faz isso?
Pois tanto que faz, que já o fizeram várias vezes, no Mundo e aqui mesmo na capital da Paraíba, embora sem escutar o povo, e impondo uma decisão sem escutar a maioria!
Nada de estranho tem esta situação, de mudança de nome, pois que nos últimos duzentos anos mais de 50 países, quase um terço dos que existem no mundo, alteraram os seus nomes ou designações, por diversos motivos, alguns até com bastante interesse na defesa de eventos históricos ou mesmo simples adequações lingüísticas ou culturais.
Por exemplo; a União Sul Africana passou a África do Sul; Paquistão Oriental passou a ser designado por Belize; Alto Volta passou a Burkina Faso; Abissínia passou a Etiópia e o Irão deixou de ser Pérsia e as Honduras Britânicas mudaram para Belize, entre muitos outros casos concretos.
Num dos casos mais especiais que deve ser referido, São Petesburgo, recuperou o seu tradicional nome em 1991, através de um plebiscito, deixando de se chamar Petrogrado, como Nicolau II tinha decidido á boa maneira monárquica, do chamado; quero posso e mando, que curiosamente alguns querem agora também fazer vingar aqui mesmo em João Pessoa.
Então não será importante acabar com a atual polemica, de um modo bem simples e corretamente democrático, levando a efeito um plebiscito no decorrer das próximas eleições em Outubro. Um momento especial onde se vão designar os destinos do poder local, e que seria uma ótima altura para também apurar o que o povo realmente quer em relação ao nome da sua cidade?
Pensem nisto, os democratas, porque os tecnocratas e ditadores não vão ter tempo... empenhados que vão estar; em tentar ganhar e impor fora das urnas aquilo que só pode ser decidido de uma forma plenamente democrática.
Desde já se deve levantar a bandeira da liberdade e apoiar uma idéia só:
Plebiscito já, em Outubro de 2008!

João Massapina

Sem comentários: