terça-feira, 29 de janeiro de 2008

AR PURO NO MINISTERIO DA SAUDE - FINALMENTE

Perfil da nova ministra: apoiante de Alegre e impulsionadora do «Dói Dói, Trim Trim»
A substituta de Correia de Campos na Saúde é pediatra, tem obra na administração hospitalar e impulsionou o serviço de atendimento médico telefónico «Dói Dói, Trim Trim». Não é filiada no PS e apoiou Manuel Alegre nas últimas eleições presidenciais.
A pediatra Ana Jorge, futura ministra da Saúde, não é filiada no PS e apoiou Manuel Alegre nas últimas eleições presidenciais, quando o candidato oficial dos socialistas era Mário Soares.

Com 58 anos, Ana Maria Teodoro Jorge dirigia actualmente o serviço de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, depois de ter trabalhado durante 15 anos no Hospital D.Estefânia, em Lisboa.

Considerada próxima da socialista Maria de Belém Roseira, foi durante o seu mandato como ministra da Saúde no Governo de António Guterres que Ana Jorge assumiu a presidência da Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARS) e Vale do Tejo, entre 1997 e 2000.

Foi nesta qualidade que foi acusada pelo Ministério Público, juntamente com outras 25 pessoas, de ter efectuado pagamentos indevidos ao Hospital Amadora-Sintra. Só a Ana Jorge, o Estado pedia mais de 3,5 milhões de euros.

Mas, mais tarde, um tribunal arbitral veio afinal dizer que estavam correctos os montantes entregues àquela unidade do Grupo Mello.

Ainda durante a presidência da ARS, Ana Jorge destacou-se na reorganização das urgências pediátricas nos hospitais, apostando no encaminhamento das crianças para os centros de saúde da área de residência e deixando o atendimento hospitalar reservado para casos verdadeiramente urgentes.

Neste âmbito, foi ainda uma das impulsionadoras do serviço de atendimento pediátrico por telefone «Dói Dói, Trim Trim».

Em 2005, chegou a ser sondada para ser governadora civil de Lisboa, o que acabou por não se concretizar.

No plano académico, foi assistente da cadeira de saúde materno-infantil na Escola de Saúde pública e tem vários trabalhos publicados em revistas da especialidade.

Esteve também ligada ao sector da humanização dos serviços do Instituto de Apoio à Criança.

Nas últimas eleições presidenciais, Ana Jorge constava da lista da comissão de honra do candidato Manuel Alegre, um crítico actual das reformas do ministro da Saúde.

Recentemente, Alegre teceu críticas demolidoras à reforma dos serviços de saúde, considerando que se trata de um «erro colossal» e de uma política «estapafúrdia» do actual Governo.

Hoje, em reacção à remodelação governamental, Manuel Alegre disse que o primeiro-ministro «compreendeu as consequências negativas» da política de saúde, manifestando a sua esperança de que esta seja uma remodelação «política e não pessoal».

SOL / Lusa

Sem comentários: