segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Morreu Isabel Alves Costa

Isabel Alves Costa, considerada uma das mais reputadas figuras culturais do Porto, faleceu este sábado, aos 63 anos, vítima de doença súbita. Em declarações ao Esquerda.net, João Teixeira Lopes destacou o excelente trabalho de Alves Costa nos anos em que esteve à frente do Rivoli, nomeadamente na abertura do Teatro a novos públicos, incluindo as populações mais marginalizadas.

Nascida em 1946, Isabel Alves Costa estudou em Paris e doutorou--se em Estudos Teatrais na Sorbonne. Foi programadora do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura e actualmente colaborava também no projecto Comédias do Minho, associação de promoção de actividades culturais.

Para além do livro sobre o Rivoli publicado em 2009 pelas Edições Afrontamento , a bibliografia de Isabel Alves Costa conta ainda com mais quatro obras, nomeadamente, "O Desejo de Teatro" (2005, Edições Afrontamento), o homónimo "O Desejo de Teatro" (2003, Gulbenkian), "Lutar para Dar um Sentido À Vida" (1992, Edições Asa), "O Fantoche que Ajuda a Crescer" (1991, Edições Asa), "Eu era a Mãe... Perspectivas Psicopedagógicas de Expressão Dramática nos Jardins-de-infância", em co-autoria com Maria Alice Guimarães, (1986, Divisão de Educação Pré-Escolar) e "A Viagem", (1983, Centelha).

Sem comentários: