segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cada família paga 534 € à Grécia

Bem que os portugueses podem dizer que não ajudam os gregos, e se colocarem a assobiar para o lado, que a realidade é bem diferente, e comprovadamente vão ter que desembolsar 534 euros, em média por cada família, para ajudar os “amigos” gregos, veja então quanto lhe vão sacar do seu bolso:
Os dois mil milhões de euros que Portugal vai emprestar à Grécia pressupõem que a factura a pagar por cada família será de 534 euros.
As contas foram feitas pela agência Reuters, com base em dados do Eurostat (a agência europeia responsável pelas estatísticas) e colocam os portugueses no fundo da tabela dos 15 países que serão chamados a prestar ajuda de emergência ao estado grego.
Cada família portuguesa vai pagar menos 29, 5 euros do que os alemães. Os mais sacrificados serão os luxemburgueses. Cada agregado familiar terá de contribuir com 1265 euros para salvar a economia helénica.
As contribuições de cada país são definidas em função do peso do seu Produto Interno Bruto (PIB) na zona Euro. Por outro lado, a despesa de cada família é apurada através da análise do PIB por habitante em paridades do poder de compra.
A reestruturação da dívida grega está a fragilizar o sistema bancário europeu, em especial os bancos alemães e franceses, que detêm grande parte de títulos de dívida soberana daquele país nas suas carteiras.
Segundo a imprensa espanhola, os bancos do país vizinho têm apenas 960 milhões de euros de dívida grega nos seus balanços. Por outro lado, as instituições financeiras do país vizinho são as principais credoras de dívida portuguesa (Estado e empresas públicas), com um total de 64 mil milhões de euros registados no seu balanço.
Um dos países mais expostos à dívida grega é Portugal, com cerca de cinco por cento do PIB, seguido da França, com três por cento do PIB, e da Alemanha, com 1,5 por cento do PIB.
CUSTO DA AJUDA POR FAMÍLIA (EUROS)
Luxemburgo: 1265,8
Irlanda: 819,5
Holanda: 655
Áustria: 650,6
Bélgica: 638,7
França: 622,6
Itália: 606,8
Chipre: 596,8
Finlândia: 587
Espanha: 586,3
Malta: 581
Alemanha: 563
Portugal: 534,5
Eslovénia: 516,9
Eslováquia: 466,9

Por:Miguel Alexandre Ganhão

Sem comentários: