terça-feira, 10 de junho de 2008

UMA GRANDE ARBITRAGEM

Parabéns para a equipa de arbitragem que dirigiu o Holanda – Itália, de ontem, pois conseguiu ser a grande protagonista e vencedora do jogo.
Felizmente que o jogo foi televisionado para todo o Mundo, e que o telão do estádio repetiu toda a jogada várias vezes para não deixar duvidas em ninguém presente no Estádio. (menos obviamente no arbitro, e seus assistentes que fizeram de cegos e surdos..., pois parvos já estava confirmado que eram)
O claro fora de jogo de Van Nistelrooy, que interferiu na jogada, só vem confirmar a regra cíclica de que padecem seleções como a Itália e a Espanha, nomeadamente no Mundial da Coréia e Japão, quando eliminadas escandalosamente, para deixar caminho livre para beneficiar claramente seleções mais fracas, mas que tem jogos de interesse pré-determinados; nomeadamente assistência em estádio, e outras razões que; gravitam ao lado do desporto.
Quem sabe se esta falha determinante, não serviu para compensar a Holanda da triste arbitragem a quando do último Campeonato da Europa, no jogo contra Portugal... nas meias finais no Estadio Alvalade XXI, que tive a oportunidade de ver ao vivo, e que foi pautado por uma engenhosa arbitragem pautada por manifesta e consecutiva marcação de faltas, e esquecimento da marcação de outras beneficiando claramente o infrator, para além de uma grande penalidade por assinalar.
Um factor positivo de toda esta situação, agora vivida, e que alterou por completo o rumo do jogo e o seu resultado final, é que numa competição como o Campeonato Europeu, não se deve falhar, mas a existir falha, a mesma só pode acontecer neste momento da prova, antes dos jogos de mata-mata dos quartos de final. Agora tudo pode ainda ser revertido, mais tarde é o fim da participação.
É bom relembrar que no último Campeonato da Europa, um dos finalistas, o País organizador – Portugal - perdeu precisamente o jogo de abertura, e nem por isso deixou de chegar ao jogo final. Por coincidência, veio a perder novamente o jogo da final para a mesma equipa, a atual Campeã da Europa em titulo, a Grécia, mas isso é facto histórico que deixa muito que pensar. Ainda mais que nesse jogo a arbitragem foi irrepreensível e não teve qualquer duvida.
A final ainda vem longe, e até lá muita água vai passar debaixo das pontes, e muitos árbitros vão regressar a casa mais cedo, devido a atuações como a que pudemos ver ontem.
Sexta-feira próxima nova partida esta marcada para Zurique, esperando que não se repita a incompetência premeditada da equipa de arbitragem que se pôde observar no primeiro jogo. Tudo continua em aberto para a conquista do titulo.

Sem comentários: