segunda-feira, 20 de junho de 2011

Burocracia

Crítica. A incrível capacidade de se criar burocracia.

A burocracia atrapalha qualquer negócio ou atividade e o normal é as pessoas reclamarem do seu excesso. Todos dizem que deveria haver menos burocracia aqui e ali. Na prática há uma tendência nas pessoas de aumentar a burocracia.

No órgão que trabalho existe o arquivo geral e até pouco tempo era só solicitar no balcão um processo em que precisávamos somente algum dado e devolver na hora. Era tudo simples e rápido. Há um tempo foi criado um arquivo em uma sala reformada e foi colocado uma pessoa para controlá-lo.

Não demorou muito e começou a necessidade de preenchimento de formulário e ter que aguardar até 15 dias para ver um processo. Muitas vezes temos um prazo de 10 dias para atender uma determinação judicial e a resposta atrasa, pois o pessoal do arquivo não consegue atender a todos os pedidos, culpa da própria burocracia criada.

Hoje o pedido de um processo tem que ser feito via sistema, foi criado um formulário eletrônico onde tudo é feito automaticamente, mas a demora é cada dia maior, pois perde-se tempo preenchendo o formulário, depois indo buscar os processos, acusar recebimento no sistema e depois redigitar todos eles para fazer a devolução.

A regra não pode ser quebrada, mesmo que o dado que se quer é somente a data de nascimento ou outro dado que poderia ser anotado em segundos se fosse permitido ver o processo no próprio arquivo. A explicação é que qualquer ato feito fora do sistema pode levar a perda de controle do arquivo.

Por isso há tantas regras e formulários para as pessoas requerem algum produto no serviço público. O normal é reclamar disso, mas quando temos a chance de simplificar o que fazemos é aumentar ainda mais burocracia.

Sem comentários: