terça-feira, 18 de setembro de 2007

Governo lança concurso de 100 M€ para a CRIL

O Governo lança hoje o concurso público para a construção do troço que irá concluir a CRIL – Circular Regional Interior de Lisboa, por uma valor base de 100 milhões de euros, avança o Diário Económico esta quarta-feira.

A obra, esperada há mais de dez anos e prometida há mais de 40, envolve os concelhos de Lisboa, Amadora e Odivelas e respeita ao sublanço Buraca/Pontinha, com três vias em cada sentido.
Está em causa a concepção e construção do trecho do IC17 (ou CRIL) entre o nó da Buraca e o nó da Pontinha, numa extensão de 3,650 quilómetros, e do trecho do IC16 entre o nó da Pontinha e a rotunda de Benfica, com cerca de 770 metros.

O concurso, lançado pela Estradas de Portugal, tem como data-limite para entrega de propostas o dia 24 de Maio. A respectiva abertura ocorrerá no dia seguinte.

Se o processo de adjudicação for célere e sem contratempos judiciais (entre um e dois meses), acrescenta o DE, «a obra deverá estar concluída no segundo semestre de 2009, pelo que esta obra já só deverá ser inaugurada pelo Governo da próxima legislatura».

A Estradas de Portugal dá, assim, o primeiro passo para concluir este acesso fulcral na Grande Lisboa. A conclusão aponta para 2009.

Este concurso inclui a reformulação do nó da Buraca (IC17/IC19), a conclusão do nó da Pontinha (IC17/IC16) e ainda três ligações á rede viária existente, as quais estão associadas aos nós da Damaia, das Portas de Benfica e de Alfornelos. Na ligação à rede viária municipal estão também incluídos os nó de Pedralvas e o nó de Benfica. Os nós de ligação estão associados a rotunda na articulação com a rede viária municipal existente.

Esta empreitada prevê ainda seis falsos túneis (o maior com 540 metros de extensão), dois viadutos e várias passagens superiores e inferiores.

10-01-2007

Sem comentários: